segunda-feira, 30 de maio de 2011

161 ANOS DE PURA INDIGNAÇÃO
COMEMORANDO A ANIVERSÁRIO DE JUIZ DE FORA
FLORES PARA OS MORTOS

São 161 anos de pura indignação, a Família Fassheber não tem muito a comemorar. Em respeito aqueles por vários motivos fizeram engrandecer a nossa cidade, sempre serão lembrados. São poucas as atitudes tomadas ou quase nenhuma das administrações passadas, foram muitas as tentativas, mas todas resultaram em promessas vazias ou simplesmente descaso.
(Foto Arquivo Pessoal Ubiratan Fassheber)
        Em 1944/45, com o torpedeamento de navios brasileiros e, o conseqüente estado de beligerância Brasil X Alemanha, segundo testemunhas e narração  de parentes ( alguns ainda vivos ), elementos   " estranhos  ",  chamados "oradores  de sacada ", efetuaram a retirada das PLACAS, “ Rua FARMACÊUTICO ADOLPHO FASSHEBER " , substituindo-as por “Rua Baependí ”.
             Não é demais lembrar que BAEPENDI, era o nome de um dos navios torpedeados  pelos alemães ( Fato até hoje discutível )
Apesar de gestões, não mais foram recolocadas as PLACAS no trecho referente  a Rua FARMACÊUTICO ADOLPHO FASSHEBER
Nascido na cidade de SONDERHOUSEN, Alemanha, em 1821. Formou-se em Farmácia e Pequenas Cirurgias pela Universidade de  HEIDELBERG . 
Chegado ao Brasil, a convite de fundador da cidade a  ser o farmacêutico dos colonos alemães que seriam contratados para a construção da Estrada União-Indústria.
FALECIMENTO : Em Juiz de Fora / MG, em 27 de julho de 1901. Sepultado no jazigo da Família n 7.909 , Quadra nº 31 do Cemitério Municipal de Juiz de Fora –MG
Não estou apenas falando por falar , tenho documentos que provam, cópias de mapas, cópias de documentos do governo municipal, cópias de audiência pública na câmara municipal, mas diante disto, a Família Fassheber mostra toda sua indignação.
Então Flores para os mortos.

União e Força,
Ubiratan Fassheber

3 comentários:

  1. Lamento pela falta de consideração com seu antepassado.
    Mas quanto ao posicionamento do Brasil na guerra, devia ter cortado relações com a Alemanha muito antes. Por pouco o Brasil não lutou do lado errado, o lado nipo-ítalo-germano e nazi fascista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Minha vó por parte materna era uma Fassheber e eu não tinha nenhuma informação das origens do "vovô" Adolpho que só conhecia pelo nome. Obrigado por me permitir conhecer um pouco da história que eu desconhecia. Aufedersein

    ResponderExcluir
  3. Oi, não nos conhecemos. Sou oriundo de JF, fassheber e moro em Florianópolis. Quero comentar que tenho toda a história ( ou quase toda) da família no Brasil até os anos 80, levantada por um tio, já falecido, Ney Fassheber.
    Se quiser poso disponibilizar.
    Carlos Fassheber

    ResponderExcluir