161 ANOS DE PURA INDIGNAÇÃO
COMEMORANDO A ANIVERSÁRIO DE JUIZ DE FORA
FLORES PARA OS MORTOS
São 161 anos de pura indignação, a Família Fassheber não tem muito a comemorar. Em respeito aqueles por vários motivos fizeram engrandecer a nossa cidade, sempre serão lembrados. São poucas as atitudes tomadas ou quase nenhuma das administrações passadas, foram muitas as tentativas, mas todas resultaram em promessas vazias ou simplesmente descaso.
![]() |
(Foto Arquivo Pessoal Ubiratan Fassheber) |
Em 1944/45, com o torpedeamento de navios brasileiros e, o conseqüente estado de beligerância Brasil X Alemanha, segundo testemunhas e narração de parentes ( alguns ainda vivos ), elementos " estranhos ", chamados "oradores de sacada ", efetuaram a retirada das PLACAS, “ Rua FARMACÊUTICO ADOLPHO FASSHEBER " , substituindo-as por “Rua Baependí ”.
Não é demais lembrar que BAEPENDI, era o nome de um dos navios torpedeados pelos alemães ( Fato até hoje discutível )
Apesar de gestões, não mais foram recolocadas as PLACAS no trecho referente a Rua FARMACÊUTICO ADOLPHO FASSHEBER
Nascido na cidade de SONDERHOUSEN, Alemanha, em 1821. Formou-se em Farmácia e Pequenas Cirurgias pela Universidade de HEIDELBERG .
Chegado ao Brasil, a convite de fundador da cidade a ser o farmacêutico dos colonos alemães que seriam contratados para a construção da Estrada União-Indústria.
FALECIMENTO : Em Juiz de Fora / MG, em 27 de julho de 1901. Sepultado no jazigo da Família n 7.909 , Quadra nº 31 do Cemitério Municipal de Juiz de Fora –MG
Não estou apenas falando por falar , tenho documentos que provam, cópias de mapas, cópias de documentos do governo municipal, cópias de audiência pública na câmara municipal, mas diante disto, a Família Fassheber mostra toda sua indignação.
Então Flores para os mortos.
União e Força,
Ubiratan Fassheber